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De quanto torque você precisa na manutenção de seu veículo?
 28 April 2022
O torque é definido como o comprimento do braço da alavanca multiplicado pela força aplicada. Por exemplo, se você tiver uma barra de 2 metros de comprimento e pendurar um peso de 10 kg nela, você terá aprox. 200 Nm de torque. Ao considerar quanto torque você precisa usar para um determinado trabalho ou aplicação, considere o tamanho do parafuso. Isso ocorre porque os requisitos de torque são baseados no parafuso, não na equação de torque que incluímos acima. Como você pode imaginar, os parafusos maiores podem aceitar um torque maior. Se o torque for muito baixo, você corre o risco de o parafuso vibrar e se soltar. Por outro lado, se o torque for muito alto, ele pode alongar, trincar e até que o parafuso se quebre ao meio. “Muitos mecânicos aplicam muito torque nas oficinas”, diz Warren Seith, gerente de desenvolvimento de inovação da Ingersoll Rand. “Uma aplicação pode precisar de apenas 80 Nm, mas o montador pode colocar 300-400 Nm no parafuso, e como observamos anteriormente, isso pode ser perigoso porque pode fazer com que o parafuso se parta ao meio”. As ferramentas de impacto Ingersoll Rand são úteis para se ter por perto na oficina, mas servem a um propósito específico. Tenha em mente que as ferramentas de impacto não reagem, então o operador não sente quanto de torque que foi aplicado ou quão apertado está o parafuso. Isso não quer dizer que as chaves de impacto não sejam uma parte importante da oficina, mas existem maneiras melhores de apertar um parafuso crítico corretamente. Chaves de impacto são ideais para situações em que é necessário remover um parafuso, especialmente aqueles que estão muito apertados, enferrujados ou congelados, porque ajuda a arrancá-los rapidamente. “Quando você está apertando um parafuso, a chave de impacto pode facilmente aplicar muito torque”, disse Seith. Sendo assim “aperte levemente com a chave impacto e finalize com um torquímetro manual (ou chave de clique), porque isso permite que você meça e certifique-se de não apertar demais o parafuso”. De acordo com Seith, “mais e mais oficinas estão prestando atenção a isso e se modernizando”. Um grande impulsionador disso é a segurança do cliente. As rodas ou itens da suspensão e motor, por exemplo, podem se soltar e cair devido porcas e parafusos fixados de forma errada, sendo com muito torque, ocasionando a quebra ou pouco torque gerando o desaperto do parafuso/porca. Por isso, em casos em que você está lidando com um parafuso crítico de segurança, como uma porca de roda, você pode deve usar um torquímetro para se certificar de que não apertou demais a porca de roda. Lembre-se de que todos os fabricantes de automóveis recomendam um torque para os parafusos, essas informações quase sempre podem ser encontradas no manual do veículo. Quanto ao “torque recomendado” de um parafuso, ele varia de acordo com a aplicação e o tamanho do parafuso. Deixamos aqui uma dica de ferramenta para uso geral, uma chave de impacto de meia polegada, Ingersoll Rand 2235TiMAX ou 2135QXPA, são excelentes ferramentas para remoção de porcas/parafusos de roda, suspenção e itens do motor, especialmente se elas estiverem enferrujadas, congeladas ou muito apertadas. No entanto, são muito poderosas para a montagem, por isso, certifique-se de prestar atenção no nível de torque ao apertar, e não permitindo que o parafuso ultrapasse o “torque recomendado”, uma dica é utilizar o regulador de potência da ferramenta (4 níveis de intensidades) e depois não se esqueça de garantir o torque recomendado com um torquímetro, entregando trabalho seguro e bem executado. Silvio Beneduzzi Diretor BHE BOMBAS E ACESSÓRIOS LTDA
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Como funciona uma Chave de Catraca ?
 28 April 2022
Por Jim Bouchard, gerente de engenharia – Power Tools Ingersoll Rand. As chaves de catraca, sejam elas pneumáticas ou a bateria, funcionam praticamente da mesma maneira. Eles normalmente têm um motor que funciona em alta RPM e em uma direção apenas, independentemente da porca estar sendo apertada ou afrouxada. A saída do motor passa por uma engrenagem planetária, que reduz a velocidade e aumenta o torque, normalmente por uma relação de engrenagem entre 4:1 e 6:1. A saída da engrenagem aciona um virabrequim com um pino desviado em sua extremidade. Este pino (bailarina) de deslocamento faz o mecanismo trabalhar apenas de um lado para o outro. Com esse arranjo, uma volta completa do virabrequim balança o pino de um lado para o outro e vice-versa, se você pensar em uma catraca manual, na qual balançamos a alavanca repetidamente para frente e para trás, o mecanismo do pino está fazendo a mesma coisa deslocando a catraca com golpes curtos e em um ritmo muito mais rápido. O diâmetro interno do mecanismo da catraca é forrado com dentes de engrenagem que circundam e interagem com um mecanismo de catraca nomeado de lingueta, muito parecido com uma catraca manual. Quando o garfo balança de um lado para o outro, os dentes travam com a lingueta para girar a saída da ferramenta. Então, quando o garfo balança para trás, os dentes deslizam pela lingueta. O seletor para frente/para trás na ferramenta é usado para alterar a orientação da lingueta de modo que ela trave com os dentes do garfo para rotação no sentido horário ou para rotação no sentido anti-horário. Esse mecanismo é o responsável por aquele ruído característico das chaves de catraca, tleck... tleck... tleck! Chave de catraca a bateria R3150 e 1077XPA pneumática. Ideais para agilizar o afrouxamento e reaperto da área livre dos parafusos seja sua necessidade pneumática ou até mesmo uma ferramenta leve e versátil a bateria como a R3150, ambas apresentam o mesmo princípio de funcionamento, mas não se engane com sua velocidade, seu motor funciona a 24.000 RPM sem carga, a saída do motor passa por uma engrenagem planetária que possui uma relação de engrenagens e derruba o RPM na entrada do virabrequim para cerca de 5.000 RPM. Uma rotação do virabrequim corresponde a um movimento de vai e vem no pino (bailarina), ou seja 5.000 vezes por minuto, o que faz com que a catraca seja acionada entregando aproximadamente 280 RPM no encaixe de soquete da ferramenta. Silvio Beneduzzi Diretor BHE BOMBAS E ACESSÓRIOS LTDA
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Lubrificação de sua chave de impacto
 28 April 2022
Quer se trate de freios, suspensão ou trabalho no chassi, o acesso é sempre uma questão crítica para os técnicos. As aplicações em áreas de baixo espaço livre costumam ser alguns dos trabalhos que consomem mais tempo devido às limitações das ferramentas convencionais, e então que surge as tão utilizadas chaves de impacto, por serem versáteis, praticas, fortes e rápidas, tem sidas utilizadas em larga escala pelo setor de reparação veicular e inclusive na indústria geral. Entretanto alguns cuidados são de suma importância para que sua ferramenta apresente uma boa vida útil e performance. O ar comprimido pode trazer contaminação da água e acúmulo de detritos, que são, uma das maiores ameaças � sua valiosa chave de impacto e outras ferramentas pneumáticas. O equívoco comum é que, se você drenar regularmente o tanque de ar do compressor, estará protegendo a ferramenta contra danos causados ​​pela água, mas isso apenas evita a ferrugem no tanque. A condensação na linha de ar e a contaminação da água em sua chave de impacto podem ter efeitos terríveis no desempenho e na vida útil da ferramenta. A boa notícia é que não leva muito tempo ou esforço para manter sua chave de impacto lubrificada e, com a manutenção regular, você ficará surpreso com o quão mais eficiente a ferramenta pode ser com essa atenção a mais. O motor de sua ferramenta pneumática tem superfícies polidas, muito parecidas com os cilindros do motor de seu carro. Água, sujeira, ferrugem e outros contaminantes destroem rapidamente essas superfícies, causando desgaste prematuro do motor, reduzindo o desempenho e a vida útil geral da ferramenta pneumática. O próprio designer chefe e administrador de sistemas de engenharia da Ingersoll Rand, Ed Eardley, recomenda drenar e purgar todo o seu sistema de ar do compressor para as ferramentas semanalmente, como a primeira etapa para lidar com o desgaste da ferramenta. Outra solução fácil é nunca conectar um acoplador de mangueira gasto ou sujo � ferramenta. Acopladores são jogados e arrastados no chão. Conectar acopladores sujos com pó de freio, sujeira, graxa ou pó de serra é a maneira mais fácil de transferir esses contaminantes diretamente para o motor de sua ferramenta. Por isso, usar uma mangueira de ar suspensa no teto da oficina manterá a mangueira e os acopladores longe do chão e da sujeira. Com que frequência você deve lubrificar sua chave de impacto? O treinador técnico da Ingersoll Rand, Gary Potterpin, tem uma resposta para isso: "Alimente-os como você se alimenta, uma vez pela manhã, uma vez � tarde e uma vez � noite antes de sair do trabalho", disse Potterpin. “A lubrificação noturna ajuda a prevenir a condensação, que causa ferrugem”. Além disso, na maioria dos motores modernos, há uma lacuna entre o rotor e o próprio motor. Nesse caso, a lubrificação não apenas reduzirá o atrito e evitará a condensação de água, mas também evitará a perda de ar. Aqui estão algumas dicas para manter sua chave de impacto devidamente lubrificada: • Lubrifique o mecanismo em ambas as extremidades da ferramenta. A maioria das ferramentas pneumáticas tem várias graxeiras; se você não tiver certeza de onde eles estão, verifique seu manual ou pergunte ao seu revendedor. • Use apenas produtos de limpeza e graxa que tenham sido recomendados pelo fabricante. Verifique no seu manual os tipos de lubrificantes recomendados. • Instale e mantenha uma combinação em linha de sistema de filtro de ar / lubrificador / regulador. Este sistema limpará e lubrificará com eficiência o ar que viaja pelo sistema de fornecimento de ar. (Observação: este lubrificador lubrifica principalmente suas tubulações, conexões e mangueiras e não é um substituto para a lubrificação diária de suas ferramentas de ar). Para a grande maioria, faça isso uma vez a cada oito horas de uso. • Com chaves de impacto com carcaças de compostos (como nossa família MAX de ferramentas pneumáticas 2235TIMAX), use uma pistola de graxa de agulha no corpo da ferramenta, evitando a desmontagem frequente. • A maioria das chaves de impacto de corpo de alumínio apresentam um sistema de lubrificação forçado, com um encaixe localizado na parte traseira da ferramenta, utilize-o para fazer a lubrificação. Este é um sistema mecânico que força o óleo de um reservatório separado para o cárter para lubrificar os componentes internos • É importante que você lubrifique sua chave de impacto em intervalos regulares • Limpe e armazene sua chave de impacto após cada uso • Mantenha sua chave de impacto em um espaço fechado e seco enquanto não estiver em uso Pois é, sabemos que dá um pouco de trabalho para manter uma máquina bem ajustada, mas é uma etapa importante para manter suas ferramentas funcionando com eficiência e livres de contaminação. Uma chave de impacto que não foi lubrificada adequadamente funcionará com uma saída de potência inferior e se for usada continuamente nesta situação, os componentes internos se desgastarão e a ferramenta não durará tanto quanto poderia. A manutenção eficaz de suas ferramentas pneumáticas, pode evitar travamentos e prejuízos maiores, aumenta significativamente a vida útil da ferramenta e mantém o desempenho máximo ao longo da vida útil de sua ferramenta. Você acha que sua chave de impacto está começando a mostrar sua idade? Esta fraca? Um barulho estranho? Experimente um regime de lubrificação e veja o que acontece, você pode se surpreender. Em alguns casos, a lubrificação eficaz pode retirar ferramentas que antes se pensava estarem gastas e não funcionando, e fazê-las funcionar como novas novamente. Um pouco de manutenção pode ser muito útil. Silvio Beneduzzi Diretor BHE BOMBAS E ACESSÓRIOS LTDA